quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Beatles 1963: Covers, Baladas e Rock n’ Roll.

Please Please Me

Seja você a favor ou não da afirmação de que Beatles é a melhor banda de todos os tempos, é difícil negar que eles foram os mais influentes da história musical. O primeiro disco do quarteto britânico ainda soa como uma partida para o sucesso. Desde cedo já se pode notar a harmonia entre os vocais de Lennon e os back vocals de McCartney. A década de 60 jamais seria a mesma depois de Please Please Me. O número de cópias vendidas a partir de então se tornou um tabu a ser quebrado. Começaria desde então a “Invasão Britânica” nas Américas. O disco varia entre faixas que traz um clima de baile escolar como as faixas P.S. I Love You, Baby It's You, Do You Want To Know A Secret e outras nada tanto quanto agressivo, porém com umas pegadas mais ferozes de Rockabilly com Twist And Shout, I Saw Her Standing There, Boys e Please Please Me que foi a música que praticamente lançou a banda - tem uma gaita enjoada, mas não comprometi a faixa. O que não me agrado mesmo no álbum são os covers: Anna (Go To Him) e Ask Me Why – duas baladinhas monótonas. Diferentemente do cover Twist And Shout que é talvez a melhor cover de Beatles. Já a aclamada Love Me Do não me chama atenção em nada; Aliás disco não é nada demais... E se você for “roqueiro” então vai achar nada mesmo! Mas se você fosse uma garotinha histérica dos anos 60 iria gostar.



With The Beatles


Em White The Beatles não é diferente a forte influência de Rhythm and Blues e ainda a fórmula do disco anterior de misturar covers com músicas próprias. O disco não é fabuloso, mas já se pode destacar uma melhora. A primeira faixa It Won't Be Long é do estilo bate palminha e mexe a cabeça, não me agradou muito, refrão um tanto quanto repetitivo. E nesse disco também é forte a influência de Roy Orbison como se pode notar nas músicas All I've Got to Do e Don't Bother Me, baladas com ótimo entrosamento de Lennon e McCartney. Mas o disco não é só balada: A faixa I Wanna Be Your Man vem com um Rock n’ Roll mais sincero com solos e boa participação de Ringo. Mas o primeiro grande destaque é a All My Loving – Um hit que a ainda é muito lembrado pelos grandes fãs, uma das músicas que faz desse disco melhor que o anterior. Little Child é uma Rockabilly com piano e uma gaita mais agradável que em Please Please Me. A primeira cover do disco se chama Till There Was You, uma bela balada também muito conhecida. A faixa posterior é a Please Mister Postman - uma música dançante com ótima participação de todos os músicos e por incrível que pareça é outro cover. Enfim Rock! - Roll Over Beethoven continua a sessão de covers com esse hino do mestre Chuck Berry. Essa cover é até considerado por alguns melhor que a própria versão original, apesar de não concordar, tenho pra mim essa como a melhor faixa do disco. Ainda numa pegada rock a Hold Me Tight é uma faixa que enriquece esse disco. Já na faixa 10 temos You've Really Got a Hold on Me mais um cover e pra variar balada – não compromete o disco mas não é das melhores. Ao contrário da Wanna Be Your Man que tem Ringo mostrando serviço nessa ótima Rhythm & Blues. Em seguida ao contrário da anterior Devil In Her Heart não empolga e ainda é mais uma cover. Mas Not A Second Time enriquece o disco, ótima música com bonitos arranjos de piano. Fechando com chave de ouro temos a Not A Second Time – Empolgante!



Depois desses discos The Beatles passaria a gravar somente músicas próprias e fariam turnê por diversos países e se firmariam como a banda de maior sucesso mundial. Mas isso relato em outras oportunidades. Voltem Sempre!